terça-feira, 5 de junho de 2007

Introdução


A contabilidade é uma ciência de caráter essencialmente prático. Ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidos e diversas opções foram efetuadas numa tentativa de normalizar e de se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade.

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade determinam o comportamento do profissional da área contábil diante dos atos e fatos administrativos ocorridos nas empresas e espelham o entendimento da categoria frente àqueles eventos. Em função disso, a sua aplicação plena e correta proporciona a divulgação de informações societárias com melhor qualidade e maior clareza, em especial para os interessados nas informações divulgadas pelas companhias abertas.

A sua utilização é uma necessidade presente para que as empresas cumpram o papel de bem informar o mercado de valores mobiliários, assim como de atribuir aos acionistas um dividendo, como percentual de lucro, mais representativo com a realidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Merilin

Parabéns pela escolha do tema, uma vez que os princípios representam a viga mestra da Ciência Contábil. Com relação a sua afirmação de que “A contabilidade é uma ciência de caráter essencialmente prático”, gostaria que essa afirmação fosse relativizada, uma vez que, toda prática é derivada de uma teoria e por isso, nenhuma prática existe e coexiste sem uma teoria que lhe dê sustentação. A Ciência Contábil somente é considerada ciência de fato de estar revestida de Princípios.